Do Ensino à Realidade: Como o Estágio Prepara o Estudante para os Desafios do Sistema de Saúde

Autores

  • João Mário Lima de Sá Faculdade Pitágoras de São Luís-MA Autor
  • Luís Henrique da Silva Costa Faculdade Pitágoras de São Luís-MA Autor https://orcid.org/0009-0006-5853-8884
  • Joelina Da Silva Miranda Faculdade Pitágoras de São Luís Autor
  • Josélia C. Lima Veras Faculdade Pitágoras de São Luís-MA Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15192673

Palavras-chave:

Estágio supervisionado; Formação profissional; Sistema de saúde; Prática ética

Resumo

O estágio curricular é uma etapa fundamental na formação dos profissionais da saúde, sendo o elo entre o conhecimento teórico e a prática real nos serviços de saúde. Essa vivência proporciona aos estudantes o enfrentamento de desafios concretos do sistema, como a escassez de recursos, a sobrecarga dos profissionais e as desigualdades no acesso aos cuidados. Assim, o estágio representa mais do que um momento de aplicação técnica: é uma oportunidade de formação ética, humana e crítica, contribuindo para a construção de profissionais mais preparados, conscientes e comprometidos com uma atuação transformadora

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Mário Lima de Sá, Faculdade Pitágoras de São Luís-MA

    Graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de São Luís-MA

  • Luís Henrique da Silva Costa, Faculdade Pitágoras de São Luís-MA

    Graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de São Luís-MA

  • Joelina Da Silva Miranda, Faculdade Pitágoras de São Luís

    Graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de São Luís-MA

  • Josélia C. Lima Veras, Faculdade Pitágoras de São Luís-MA

    Graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de São Luís-MA

Referências

DA SILVA, Tatiana Gaffuri et al. Estágio curricular supervisionado: relato dos desafios encontrados pelos (as) estudantes. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 21, n. 2, 2017.

DENISE GONÇALVES, Schir et al. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. Journal of Nursing & Health, v. 10, n. 4, 2020.

FERNANDES, Morgana Thaís Carollo; ALVES, Camila Neumaier. Simulação como metodologia na formação de discentes em enfermagem no estágio final da graduação. Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753), v. 7, n. 1, p. 115-115, 2019.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Papirus Editora, 2013.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Papirus Editora, 2013.

ROSSONI, Eloá; LAMPERT, Jadete. Formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares. Boletim da Saúde, v. 18, n. 1, p. 87-98, 2004.

SILVA, Rodrigo Barbosa; OLIVEIRA, Antonia Silva. O estágio Supervisionado nos cursos de formação de professores: decisão quanto ao futuro profissional. Humanidades & Inovação, v. 3, n. 1, 2016.

SILVA, Daysi Jung da; ROS, Marco Aurélio Da. Inserção de profissionais de fisioterapia na equipe de saúde da família e Sistema Único de Saúde: desafios na formação. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, p. 1673-1681, 2007.

SOUSA, Marcos Almeida de. Experiencias do estágio supervisionado no processo de formação de professores no ensino de Geografia em Araguaína-TO no ano de 2018 e 2019. 2023.

WERNECK, Marcos Azeredo Furquim et al. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 221-231, 2010.

Downloads

Publicado

11-04-2025

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Do Ensino à Realidade: Como o Estágio Prepara o Estudante para os Desafios do Sistema de Saúde (J. M. L. de Sá, L. H. Da Silva Costa, J. D. Silva Miranda, & J. C. Lima Veras , Trads.). (2025). Periodicos Cedigma, 1(3), 1-3. https://doi.org/10.5281/zenodo.15192673

Artigos Semelhantes

1-10 de 80

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>