PERCEPÇÕES DA MORTE NO CONTEXTO HOSPITALAR: O ENFRENTAMENTO DE PERDAS DE PACIENTES E A ARTE DE LEVAR MÁS NOTICIAS AOS FAMILIARES

Conteúdo do artigo principal

Luís Henrique da Silva Costa

Resumo

A morte é um aspecto inevitável da vida, mas sua experiência no contexto hospitalar é frequentemente marcada por complexidade e emoção intensas. Para os profissionais de saúde, comunicar a morte de um paciente e lidar com o luto dos familiares é um desafio profundo e delicado. O modo como essas notícias são transmitidas pode ter um impacto significativo na forma como os familiares processam a perda e lidam com o luto. Este texto busca explorar as percepções da morte dentro do ambiente hospitalar e o impacto das práticas de comunicação de más notícias sobre os familiares dos pacientes

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS SIMPLES

Biografia do Autor

Luís Henrique da Silva Costa, Cedigma

Formado pela Faculdade Pitágoras de São Luis (2020), Pós-graduado em Tanatologia pela Faculdade UNIBF (2021), Pós-graduado em Saúde Pública com Ênfase na Saúde da Família pela Faculdade UNOPAR (2022), Pós-graduado em Cuidados Paliativos pela Faculdade Serra Geral (2022), Pós-graduando em Psicologia Hospitalar pela Faculdade UNOPAR. Possui experiência em Atendimentos clínico a pacientes com sintomas de ansiedade e transtorno de ansiedade. Atualmente realiza atendimentos presenciais e on-line em consultório particular. Publico que atende é Adultos.

Como Citar

PERCEPÇÕES DA MORTE NO CONTEXTO HOSPITALAR: O ENFRENTAMENTO DE PERDAS DE PACIENTES E A ARTE DE LEVAR MÁS NOTICIAS AOS FAMILIARES (L. H. DA SILVA COSTA , Trad.). (2024). Periodicos Cedigma, 1(1), 21-22. https://doi.org/10.5281/zenodo.13843471

Referências

DA SILVA COSTA, Luís Henrique. A MORTE E O MORRER NO CONTEXTO HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO AOS PACIENTES E FAMILIARES. Revista Cedigma, v. 2, n. 3, p. 1-14, 2024.

DA SILVA COSTA, Luís Henrique. O DILEMA CHAMADO MORTE. Revista Cedigma, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2024.

DOS SANTOS, Isabella Peixoto et al. FINITUDE E BIOÉTICA NO FIM DA VIDA: DESAFIOS ÉTICOS E CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS NO CUIDADO DE PACIENTES TERMINAIS. Revista Cedigma, v. 2, n. 3, p. 81-94, 2024.

HUBER, Darliz Justino et al. Desafios e conflitos éticos vivenciados pela equipe de enfermagem com paciente em processo de morte e morrer. Inova Saúde, v. 6, n. 2, p. 50-72, 2017.

RODRIGUES, Amanda Fonseca; SOUZA, Maria Cristina Cavalcanti de. Guia de auxílio na comunicação de más notícias para profissionais da equipe multidisciplinar de saúde no setor de cuidados paliativos. 2018.

SA, João Mário Lima. ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NA MATERNIDADE EM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL. Revista Cedigma, v. 2, n. 2, p. 1-13, 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.