Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

ATENÇÃO: O arquivo da submissão deve estar em Editor Word for Windows 97-2003 ou superior, deve ser inserido como ANEXO e não como link. NÃO ACEITAMOS MANUSCRITO EM PDF.

O texto está em espaço entre linhas 1,5; usa uma fonte Times New Roman de tamanho 12 - pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereço URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Submissão: Os autores estão isentos da taxa de submissão

  • O/a autor/a receberá mensagem por e-mail sobre o aceite do manuscrito para avaliação.

Taxa de Publicação (vigente para trabalhos aprovados): no valor de R$90,00 (Noventa reais) artigos completos, cujo pagamento da taxa deve ser efetuado após o autor ou autora correspondente receber o e-mail de aprovação do manuscrito para publicação.

  • O/a autor/a receberá mensagem por e-mail sobre aprovação do manuscrito para publicação.
  • ● Após recebimento da mensagem por e-mail o/a autor/a terá o prazo de até 5 (cinco) dias para pagamento da respectiva taxa.

ATENÇÃO: APÓS O PAGAMENTO DA TAXA DE PUBLICAÇÃO E ENVIO DO COMPROVANTE O AUTOR OU A AUTORA PRINCIPAL RECEBERÁ POR E-MAIL A DECLARAÇÃO DE APROVAÇÃO DO MANUSCRITO E A INFORMAÇÃO EM QUAL EDIÇÃO SERÁ PUBLICADO O ARTIGO.

A QUALQUER MOMENTO O/A AUTOR/A CORRESPONDENTE PODERÁ SOLICITAR POR E-MAIL O CANCELAMENTO NO PROCESSO DE SUBMISSÃO, AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO, CASO JÁ TENHA REALIZADO O PAGAMENTO DE ALGUMAS DAS TAXAS A DEVOLUTIVA SERÁ DE 40% DA RESPECTIVA TAXA PAGA.

 

Certificado de Publicação

Confira a IMPORTÂNCIA do certificado:

▪  Documento com validade jurídica

▪  Aceito por todas as bancas de processo seletivo e curso (Residência, Mestrado e Doutorado)

▪  Validade como horas complementares na faculdade ou universidade

▪  Nome do Autor/Coautores

▪  Registros da Revista: ISBN DOI

▪  QR Code para confirmação do artigo publicado

PRAZO PARA AVALIAÇÃO DO MANUSCRITO E DEVOLUTIVA AOS AUTORES E POSTERIOR PUBLICAÇÃO ENTRE 90 e 180 DIAS.

Condições para submissão

Tipos de Manuscritos Considerados:

1- Originais: Estudo que agregue informação nova para a área da Psicologia, Tanatologia, Bioética e da Saúde. Estão incluídos nesta categoria: ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, prevalência, incidência, estudos de acurácia, estudo de caso, estudos qualitativos e quantitativos. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introduçãoobjetivosmaterial métodoresultadosdiscussão ou (Resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais referências. Abrangendo de 15 a 20 páginas, mínimo 20 e máximo 40 referências e até 6 autores.

2- Revisão: Utiliza métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Estão incluídos nesta categoria: revisão sistemática com e sem meta-análisesrevisão sistemática tipo escoporevisão integrativa revisão narrativa. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introduçãoobjetivosmaterial métodoresultadosdiscussão ou (Resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais referências. Abrangendo de 15 a 20 páginas, mínimo 15 e máximo 30 referências e até 6 autores.

3- Relato de Caso, Relato de Experiência ou Inovação Tecnológica: Estudo em que se descreve uma situação da prática e ou inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introduçãoobjetivosmaterial e métodoresultadosdiscussão ou (Resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 10 a 15 páginas, mínimo 15 e máximo 20 referências e até 6 autores.

4- Comunicação Curta, Nota Prévia ou Reflexão: Formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico da Psicologia ou de área afim; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introduçãoobjetivosmaterial e métododesenvolvimentoconclusão ou considerações finais referências. Abrangendo de 8 a 10 páginas, mínimo 10 e máximo 15 referências e até 6 autores.

5- Protocolos de Estudos em Psicologia e Saúde: Destina-se à veiculação de protocolos de estudos que contribuam para avanços na área da Psicologia e saúde. A publicação do protocolo de estudo se justifica pelo interesse em se conhecer questões, hipóteses e justificativas relevantes, bem como um método com elevado mérito científico, antes dos resultados serem relatados em outras publicações. Os protocolos devem relatar estudos planejados ou em andamento, e estudos concluídos. O protocolo poderá ser publicado independentemente do desenho de estudo, incluindo estudos observacionais, experimentais e revisões sistemáticas. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introduçãoobjetivosmaterial e métodoestrutura do protocolo (se apresentar quadro ou tabela) deve estar em formato aberto e não em figura, discussãoconclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 10 a 15 páginas, mínimo 15 e máximo 20 referências e até 6 autores.

 

—Atenção—

CASO O MANUSCRITO SEJA RECUSADO, SERÁ COMUNICADO AO RESPONSÁVEL O MAIS BREVE POSSÍVEL.

 

Preparo dos manuscritos

 

  1. O tema precisa estar relacionado com a área da Psicologia, Tanatologia, Bioética e Àreas da Saúde.
  2. Não aceitamos manuscritos de outras categorias sem a participação da Psicologia, Tanatologia, Bioética e Àreas da Saúde.
  3. Cópia da aprovação emitida pelo Comitê de Ética em Pesquisa, em manuscritos resultantes de pesquisa quando envolver pessoas e animais (Resolução do Conselho Nacional de Saúde: 466/2012 ou 510/2016).
  4. O manuscrito deve ser encaminhado para apreciação no idioma: PORTUGUÊS
  5. Não aceitamos manuscritos com formatação em colunas.
  6. A Revista Cedigma  aceita notas de rodapé.
  7. O MANUSCRITO NÃO PODERÁ SER ENCAMINHADO EM PDF.
  8.  Modelo de artigo: MODELO DE ARTIGO https://docs.google.com/document/d/1YEWukR5f4u8l7R7DKZ4ygrlI6Oi3_SdQ/edit?usp=sharing&ouid=101269754506015093780&rtpof=true&sd=true

 

ATENÇÃO: Quando o artigo (manuscrito) for produzido por alunos (discentes / acadêmicos) em formação (GRADUAÇÃO), os trabalhos DEVEM ter um/a PROFESSOR/A como orientador/a.

 

Itens exigidos para o envio dos manuscritos

Formatação: Manuscrito digitado em letra Times New Roman 12, com espaço entre linhas 1,5cm, configurado em papel A4, com margem esquerda/superior 3cm e direita/inferior de 2cm, com numeração nas páginas. Utilização de Editor Word for Windows 97-2003 ou superior ou editores compatíveis.

 

1- Nome completo dos autores, com qualificação curricular e titulação acadêmica (se houver).

- Endereço eletrônico (e-mail) de todos os autores e ORCID (se houver).

INDICAR CATEGORIA DO ARTIGO: (Artigo Original; Artigo de Revisão; Relato de Caso, Experiência e/ou Inovação Tecnológica; Comunicação Curta ou Reflexão).

ATENÇÃO: Inserir nome(s) do(s) autor(es) 

2- Título (conciso e informativo) em português (não exceder dez palavras).

3- Resumo (mínimo 150 e máximo de 250 palavras) em português, apresentados em espaçamento simples.

4- Descritores (separados por vírgula) na versão português. De 3 a 4 palavras escolhidas dentre os termos indexados junto aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH), disponível em: https://bvsalud.org/

 

APRESENTAÇÃO: A apresentação dos trabalhos científicos precisa obedecer à ordem abaixo especificada: - Texto produzido conforme as características individuais de cada trabalho, ou seja, artigo original, artigo de revisão (revisão sistemática com e sem meta-análises, revisão integrativa, narrativa, scopo e simples), relato de caso, experiência e/ou inovação tecnológica, comunicação curta ou reflexão.

5- Ilustrações: (tabela, quadro, fluxograma e figura) conforme as normas da Revista Cedigma e estão limitadas ao máximo de cinco (5) por manuscrito. Tabela, quadro, fluxograma devem estar inseridas no texto e em formato aberto NÃO EM FORMATO DE FIGURA OU IMAGEM. As figuras também devem estar inseridas no texto com resolução de 300 dpi e formato JPEG. Todas as ilustrações devem conter título, fonte.

6- Referências: Todos os autores citados no texto devem constar na lista de referências ao final do manuscrito, em ordem alfabética.

 

 —Nota—

SOMENTE com autorização do Conselho Editorial, o manuscrito PODERÁ exceder a quantidade de páginas e referências obrigatórias.

- O Conselho Editorial se reserva o direito de sugerir eventuais modificações da estrutura ou conteúdo nos trabalhos, mas sempre em comum acordo com os autores.

- Os artigos não publicados, não serão devolvidos, mas será comunicado aos autores uma justificativa do Conselho Editorial.

O CONTEÚDO, A REDAÇÃO E AS REFERÊNCIAS DOS TRABALHOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES.

- As páginas do manuscrito devem estar numeradas desde a primeira página.

- Dúvidas sugestões e reclamações deverão ser encaminhadas via endereço eletrônico (e-mail) para: revistacedigma@cedigma.com.br

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Cedigma. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.

  1. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
  2. O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
  3. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
  4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.