Submissão
Condições para submissão
Tipos de Manuscritos Considerados:
1- Originais: Estudo que agregue informação nova para a área da Psicologia, Tanatologia, Bioética e da Saúde. Estão incluídos nesta categoria: ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, prevalência, incidência, estudos de acurácia, estudo de caso, estudos qualitativos e quantitativos. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, resultados, discussão ou (Resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 15 a 20 páginas, mínimo 20 e máximo 40 referências e até 6 autores.
2- Revisão: Utiliza métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Estão incluídos nesta categoria: revisão sistemática com e sem meta-análises, revisão sistemática tipo escopo, revisão integrativa e revisão narrativa. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, resultados, discussão ou (Resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 15 a 20 páginas, mínimo 15 e máximo 30 referências e até 6 autores.
3- Relato de Caso, Relato de Experiência ou Inovação Tecnológica: Estudo em que se descreve uma situação da prática e ou inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, resultados, discussão ou (Resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 10 a 15 páginas, mínimo 15 e máximo 20 referências e até 6 autores.
4- Comunicação Curta, Nota Prévia ou Reflexão: Formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico da Psicologia ou de área afim; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 8 a 10 páginas, mínimo 10 e máximo 15 referências e até 6 autores.
5- Protocolos de Estudos em Psicologia e Saúde: Destina-se à veiculação de protocolos de estudos que contribuam para avanços na área da Psicologia e saúde. A publicação do protocolo de estudo se justifica pelo interesse em se conhecer questões, hipóteses e justificativas relevantes, bem como um método com elevado mérito científico, antes dos resultados serem relatados em outras publicações. Os protocolos devem relatar estudos planejados ou em andamento, e estudos concluídos. O protocolo poderá ser publicado independentemente do desenho de estudo, incluindo estudos observacionais, experimentais e revisões sistemáticas. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, estrutura do protocolo (se apresentar quadro ou tabela) deve estar em formato aberto e não em figura, discussão, conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 10 a 15 páginas, mínimo 15 e máximo 20 referências e até 6 autores.
—Atenção—
CASO O MANUSCRITO SEJA RECUSADO, SERÁ COMUNICADO AO RESPONSÁVEL O MAIS BREVE POSSÍVEL.
Preparo dos manuscritos
- O tema precisa estar relacionado com a área da Psicologia, Tanatologia, Bioética e Àreas da Saúde.
- Não aceitamos manuscritos de outras categorias sem a participação da Psicologia, Tanatologia, Bioética e Àreas da Saúde.
- Cópia da aprovação emitida pelo Comitê de Ética em Pesquisa, em manuscritos resultantes de pesquisa quando envolver pessoas e animais (Resolução do Conselho Nacional de Saúde: 466/2012 ou 510/2016).
- O manuscrito deve ser encaminhado para apreciação no idioma: PORTUGUÊS
- Não aceitamos manuscritos com formatação em colunas.
- A Revista Cedigma aceita notas de rodapé.
- O MANUSCRITO NÃO PODERÁ SER ENCAMINHADO EM PDF.
- Modelo de artigo: MODELO DE ARTIGO https://docs.google.com/document/d/1YEWukR5f4u8l7R7DKZ4ygrlI6Oi3_SdQ/edit?usp=sharing&ouid=101269754506015093780&rtpof=true&sd=true
ATENÇÃO: Quando o artigo (manuscrito) for produzido por alunos (discentes / acadêmicos) em formação (GRADUAÇÃO), os trabalhos DEVEM ter um/a PROFESSOR/A como orientador/a.
Itens exigidos para o envio dos manuscritos
Formatação: Manuscrito digitado em letra Times New Roman 12, com espaço entre linhas 1,5cm, configurado em papel A4, com margem esquerda/superior 3cm e direita/inferior de 2cm, com numeração nas páginas. Utilização de Editor Word for Windows 97-2003 ou superior ou editores compatíveis.
1- Nome completo dos autores, com qualificação curricular e titulação acadêmica (se houver).
- Endereço eletrônico (e-mail) de todos os autores e ORCID (se houver).
INDICAR CATEGORIA DO ARTIGO: (Artigo Original; Artigo de Revisão; Relato de Caso, Experiência e/ou Inovação Tecnológica; Comunicação Curta ou Reflexão).
ATENÇÃO: Inserir nome(s) do(s) autor(es)
2- Título (conciso e informativo) em português (não exceder dez palavras).
3- Resumo (mínimo 150 e máximo de 250 palavras) em português, apresentados em espaçamento simples.
4- Descritores (separados por vírgula) na versão português. De 3 a 4 palavras escolhidas dentre os termos indexados junto aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH), disponível em: https://bvsalud.org/
APRESENTAÇÃO: A apresentação dos trabalhos científicos precisa obedecer à ordem abaixo especificada: - Texto produzido conforme as características individuais de cada trabalho, ou seja, artigo original, artigo de revisão (revisão sistemática com e sem meta-análises, revisão integrativa, narrativa, scopo e simples), relato de caso, experiência e/ou inovação tecnológica, comunicação curta ou reflexão.
5- Ilustrações: (tabela, quadro, fluxograma e figura) conforme as normas da Revista Cedigma e estão limitadas ao máximo de cinco (5) por manuscrito. Tabela, quadro, fluxograma devem estar inseridas no texto e em formato aberto NÃO EM FORMATO DE FIGURA OU IMAGEM. As figuras também devem estar inseridas no texto com resolução de 300 dpi e formato JPEG. Todas as ilustrações devem conter título, fonte.
6- Referências: Todos os autores citados no texto devem constar na lista de referências ao final do manuscrito, em ordem alfabética.
—Nota—
- SOMENTE com autorização do Conselho Editorial, o manuscrito PODERÁ exceder a quantidade de páginas e referências obrigatórias.
- O Conselho Editorial se reserva o direito de sugerir eventuais modificações da estrutura ou conteúdo nos trabalhos, mas sempre em comum acordo com os autores.
- Os artigos não publicados, não serão devolvidos, mas será comunicado aos autores uma justificativa do Conselho Editorial.
- O CONTEÚDO, A REDAÇÃO E AS REFERÊNCIAS DOS TRABALHOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES.
- As páginas do manuscrito devem estar numeradas desde a primeira página.
- Dúvidas sugestões e reclamações deverão ser encaminhadas via endereço eletrônico (e-mail) para: revistacedigma@cedigma.com.br
Artigos
Política padrão de seçãoDeclaração de Direito Autoral
Cada autor(a) garante:
a) Que o artigo é original, excetuando-se as citações de outras obras publicadas, desde que observadas as limitações expressas nos artigos 46 e 47 da Lei 9.610 de 19/02/1998;
b) Que o artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros;
c) Que o artigo, na íntegra ou em partes, não está sob avaliação, não será avaliado, não estará previsto para publicação, nem publicado em outro periódico científico ou sítio eletrônico, tanto nacional quanto internacional, em quaisquer áreas de conhecimento;
d) Ressarcir prontamente à Revista Cedigma por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que advenham em razão da quebra das garantias expressas nas alíneas a, b e c, acima.
Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista Cedigma.
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Cedigma, desde que informada a fonte (autor e Revista Cedigma), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
A cessão de direitos autorais não acarretará nenhuma espécie de ônus para a Revista. Todo trabalho publicado no periódico terá caráter exclusivo de colaboração estritamente acadêmica e de acesso livre, sem qualquer tipo de remuneração pelo uso das submissões.
Cada autor(a) tem ciência de que:
1) A submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Cedigma, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
2) Os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.
Política de Privacidade
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Cedigma. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.