Luto e Cultura: Desafios e Significados na Vivência da Perda
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15512526Palavras-chave:
Luto; Cultura; Rituais de perda; Significados da morte; Dimensões psicossociaisResumo
O luto é uma experiência universal, porém profundamente moldado por contextos culturais específicos. Este estudo examina os significados atribuídos à perda em diferentes culturas e os desafios enfrentados por indivíduos ao vivenciarem o luto em contextos sociais diversos. A pesquisa destaca como normas, rituais e valores culturais influenciam o modo como as pessoas elaboram o sofrimento e constroem estratégias de enfrentamento. A partir de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica interdisciplinar, foram analisadas diferentes perspectivas sobre o processo de enlutamento, revelando que a cultura desempenha papel central na legitimação ou negação do sofrimento. Os resultados indicam a necessidade de reconhecer e respeitar a pluralidade de expressões do pesar.
Downloads
Referências
LIMA, Lara Vento Moreira; DA SILVA COSTA, Luís Henrique. A DIFICIL TAREFA DE FALAR SOBRE A MORTE NO AMBIENTE HOSPITALAR. Revista Cedigma, v. 1, n. 1, p. 71-80, 2024.
LUNA, Ivania Jann; MORÉ, Carmen Ojeda. Narrativas e processo de reconstrução do significado no luto. Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer, v. 2, n. 3, p. 152-172, 2017.
RAMOS, Sílvia da Encarnação de Barros. Perder um irmão até à adolescência: a experiência e o significado na vida adulta. 2017. Tese de Doutorado. Universidade Catolica Portuguesa (Portugal).
ROCHA, Ágatha Fialho; RIBEIRO, Kelly da Silva Cavalcante; LIMA, Lara Vento Moreira. A MORTE E O MORRER NO CONTEXTO HOSPITALAR: A IMPORTANCIA DA PSICOEDUCAÇÃO SOBRE A TANATOLOGIA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Revista Cedigma, v. 1, n. 1, p. 81-89, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Periodicos Cedigma

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.