Para Quem Parte e Para Quem Fica: As Dores e os Sentidos do Luto
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15512590Palavras-chave:
Perdas; Dores; Saudade; Cultura.Resumo
A experiência do luto é um processo complexo e multifacetado, influenciado por fatores psicológicos, sociais e culturais. A perda de um ente querido provoca uma ruptura significativa na vida dos enlutados, exigindo adaptação a uma nova realidade, sendo um processo, por vezes doloroso, também pode proporcionar reflexões sobre o sentido da vida e dos vínculos construídos. Assim, compreender as dores e os sentidos do luto é essencial para oferecer suporte adequado aos enlutados e promover a elaboração desse sentimento de maneira saudável
Downloads
Referências
ALVES, Raisa Rodrigues; DA ROCHA, Fátima Niemeyer. De coração partido: a obscuridade e a clareza da vivência do luto. Revista Mosaico, v. 10, n. 1, 2019.
ASSIS, Gustavo Alves Pereira de; MOTTA, Hinayana Leão; SOARES, Ronaldo Veríssimo. Falando sobre presenças-ausentes: vivências de sofrimento no luto materno. Revista do NUFEN, v. 11, n. 1, p. 39-54, 2019.
LIMA, Lara Vento Moreira et al. Saúde mental e luto: abordagem para apoio e tratamento em comunidades atingidas por desastres. Revista Cedigma, v. 2, n. 3, p. 38-50, 2024.
LUZ, Rodrigo. Luto é outra palavra para falar de amor: Cinco formas de honrar a vida de quem vai e de quem fica após uma perda. Editora Ágora, 2021.
NOGUERA, Renato. O que é o luto: como os mitos e as filosofias entendem a morte e a dor da perda. HARLEQUIN, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Periodicos Cedigma

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.