Luto Invisível: Quando a Dor Não Pode Ser Expressa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15512015Palavras-chave:
Perdas; Espaços; Luto não reconhecido; Enlutar-se.Resumo
O luto é um processo natural e complexo que acompanha a experiência da perda. Embora seja um fenômeno universal, sua manifestação varia de acordo com aspectos culturais, sociais e psicológicos. Em algumas situações, a dor da perda não pode ser plenamente expressa, seja por barreiras impostas pelo meio social, pela ausência de espaço para o luto ou pela necessidade de ocultar sentimentos. Esse tipo de luto, conhecido como luto reprimido ou inibido, pode acarretar consequências emocionais e físicas significativas para os enlutados, comprometendo sua saúde mental e bem-estar.
Downloads
Referências
ASSIS, Gustavo Alves Pereira de; MOTTA, Hinayana Leão; SOARES, Ronaldo Veríssimo. Falando sobre presenças-ausentes: vivências de sofrimento no luto materno. Revista do NUFEN, v. 11, n. 1, p. 39-54, 2019.
CASELLATO, Gabriela. Luto por perdas não legitimadas na atualidade. Summus Editorial, 2020.
COÊLHO, Tamires Ferreira. A Relação entre Morte e Desigualdade de Gênero em Guaribas-PI: O Luto Expresso por Mulheres Sertanejas no Facebook1.
GOMES, Simone Santana et al. O processo de luto pela perda de um filho em uma idosa cuidadora de um paciente crônico. Psicologia Hospitalar, v. 13, n. 1, p. 64-90, 2015.
PEREIRA, Silvana Maria; PIRES, Eliana Ferrante. As experiências de perdas e luto na contemporaneidade: um estudo bibliográfico. Revista Educação-UNG-Ser-ISSN 1980-6469, v. 13, n. 1, p. 200-217, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Periodicos Cedigma

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.