POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AOSS CUIDADOS PALIATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14201727Palavras-chave:
Saúde; Cuidados Paliativos; Políticas; Benefícios.Resumo
Introdução: Os cuidados paliativos são essenciais para a promoção da qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças graves e avançadas, bem como para o suporte a seus familiares. Objetivo:Analisar as políticas públicas existentes sobre o acesso a cuidados paliativos. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com enfoque qualitativo, nas bases de dados SciELO, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os critérios de inclusão para a seleção dos estudos foram: publicações entre 2019 e 2024, acesso completo e gratuito, artigos disponíveis em português, estudos que abordassem políticas públicas e cuidados paliativos. Foram identificados 48 artigos, dos quais 20 foram selecionados após a análise de relevância e adequação ao tema. As informações foram extraídas e organizadas nas referências, tendo o cuidado de citar cada autor em conformidade as normas ABNT. Resultados e Discussão: Os cuidados paliativos é ainda um desafio global, com poucos países implementando políticas robustas para assegurar a sua disponibilidade em sistemas de saúde públicos. Nos países onde essas políticas existem, há evidências de melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes, diminuição do sofrimento e redução de internações hospitalares desnecessárias. No entanto, a falta de financiamento, de profissionais capacitados e de integração dos cuidados paliativos aos sistemas de saúde são apontados como barreiras recorrentes. Considerações Finais: A implementação de políticas robustas e abrangentes requer esforços conjuntos dos governos, organizações de saúde e sociedade para superar as barreiras existentes e proporcionar acesso igualitário. Essa abordagem pode assegurar que a oferta de cuidados paliativos não seja um privilégio, mas um direito de todos, contribuindo para um sistema de saúde mais equitativo e humanizado.
Referências
ALVES, Railda Sabino Fernandes et al. Cuidados paliativos: alternativa para o cuidado essencial no fim da vida. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, p. e185734, 2019.
ALVES, Railda Sabino Fernandes; OLIVEIRA, Francisca Fernanda Barbosa. Cuidados paliativos para profissionais de saúde: avanços e dificuldades. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, p. e238471, 2022.
BOAVENTURA, Jacqueline Resende et al. Participação e controle social no contexto político dos cuidados paliativos no Brasil: uma reflexão teórica. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 9, 2019.
DE QUEIROGA, Vinícius Moreira et al. Cuidados paliativos de idosos no contexto da atenção primária à saúde: uma revisão da literatura. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 38821-38832, 2020.
DE SOUSA, Luísa Pedrada; DE SOUZA SOUTO, Laísa; BARBOSA, Roberta Ribeiro Batista. Processo histórico e políticas públicas relacionados aos cuidados paliativos no Brasil. Seven Editora, p. 554-566, 2024.
DE SOUZA, Juliena Taissa Coelho. Serviço Social e Cuidados Paliativos: Um relato de experiencia a respeito do entrave ao acesso a direitos sociais. In: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais 2019. 2019.
DOS SANTOS, A. F.; FERREIRA, E. A.; GUIRRO, Ú. D. Atlas dos cuidados paliativos no Brasil 2019. São Paulo: Academia Nacional de Cuidados Paliativos, 2020
HOFFMANN, Maria Cristina et al. CUIDADOS PALIATIVOS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: aspectos conceituais e históricos. Psicologia e Saúde em debate, v. 9, n. 2, p. 473-489, 2023
DOS SANTOS, Isabella Peixoto et al. FINITUDE E BIOÉTICA NO FIM DA VIDA: DESAFIOS ÉTICOS E CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS NO CUIDADO DE PACIENTES TERMINAIS. Revista Cedigma, v. 2, n. 3, p. 81-94, 2024.
MESQUITA, Maria Gefé da Rosa et al. Comunidade compassiva de favela: ampliando o acesso aos cuidados paliativos no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 57, p. e20220432, 2023.
ORDONHO, Laura Comeli et al. Os desafios dos cuidados paliativos na atenção primária à saúde. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 36, p. e8837-e8837, 2021.
REIS, Dara Luiza et al. IMPACTOS DOS CUIDADOS PALIATIVOS NA REDUÇÃO DE HOSPITALIZAÇÃO NÃO PLANEJADA. Revista Cedigma, v. 1, n. 1, p. 44-52, 2024.
RODRIGUES, Luis Fernando; SILVA, João Felipe Marques da; CABRERA, Marcos. Cuidados paliativos: percurso na atenção básica no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, p. e00130222, 2022.
TOTOLA, Leonardo Tedesco et al. A importância da capacitação dos profissionais de saúde na implementação dos cuidados paliativos em unidades de terapia intensiva. Revista CPAQV-Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 15, n. 2, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periodicos Cedigma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.