AGITAÇÃO SUICIDA: PREVENÇÃO POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13801215Palavras-chave:
Comportamento suicida; Prevenção, Saúde; Apoio; Suporte.Resumo
A agitação suicida é um estado de extrema inquietação física e emocional, em que o indivíduo apresenta comportamento impulsivo e, muitas vezes, desesperado, com alto risco de tentativa de suicídio. Esse quadro é caracterizado por uma mistura de sofrimento intenso, sensação de impotência e falta de esperança, o que pode culminar em decisões trágicas e irreversíveis. Profissionais da saúde mental, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas, desempenham um papel fundamental na identificação precoce e na intervenção em casos de agitação suicida, sendo fundamentais para salvar vidas e oferecer o suporte necessário a quem passa por essa situação crítica.
Referências
DEL-BEN, Cristina Marta et al. Emergências psiquiátricas: manejo de agitação psicomotora e avaliação de risco suicida. Medicina (Ribeirão Preto), v. 50, n. 1, p. 98-112, 2017.
DAUDT, Arthur Dondonis et al. Manejo em emergência do paciente suicida. Portal Regional da BVSL, 2018.
KAWASAKI, Ivete Hiroko. Estratégias de prevenção do suicídio em médicos: revisão sistemática de literatura. Mudanças, v. 29, n. 1, p. 77-86, 2021.
NOGUEIRA, Maria José Carvalho. Saúde mental em estudantes do ensino superior: fatores protetores e fatores de vulnerabilidade. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa (Portugal).
RIBEIRO, Nilva Maria et al. ANÁLISE DA TENDÊNCIA TEMPORAL DO SUICÍDIO E DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE EM RELAÇÃO ÀS TENTATIVAS DE SUICÍDIO. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 27, n. 2, p. e2110016, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periodicos Cedigma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.