Do Nutriente ao Sentimento: Descomplicando a Dieta no Final da Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18382686

Palavras-chave:

Finitude; Cuidados; Comer; Dignidade

Resumo

Este artigo discute a complexa relação entre nutrição e aspectos emocionais em pacientes em cuidados paliativos. O objetivo é analisar como a alimentação transcende o fornecimento biológico de nutrientes, tornando-se um veículo de afeto e dignidade. Por meio de uma revisão de literatura (2015-2025), observou-se que a inapetência no final da vida gera angústia em familiares, que associam o comer à manutenção da vida. Conclui-se que a assistência deve priorizar a qualidade de vida e o simbolismo alimentar, respeitando a autonomia do paciente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joelma Rodrigues da Silva Costa, Centro Universitário de Ensino de Superior Franciscano – IESF

    Graduanda em Nutrição Centro Universitário de Ensino de Superior Franciscano – IESF

  • Ana Clara Araújo Araripe , Uninassau Teresina

    Graduada em Psicologia pela Uninassau Teresina

Referências

ALMEIDA, S. R. et al. Aspectos cognitivos superiores: uma estreita relação com o alimento. In: IV Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica do Cesumar, 2008.

BORGES, W. L. et al. Alimentação afetiva no cuidado em saúde mental: um relato de experiência. HRJ, v. 3, n. 15, 2022.

DONA, A. P. M.; SILVA, L. M. F. Importância dos nutrientes no cuidado da depressão. In: Tópicos Especiais em Ciências da Saúde, v. 5, 2014.

FUZARO JUNIOR, G. et al. Alimentação e nutrição no envelhecimento e na aposentadoria. In: O que vamos fazer depois do trabalho? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

KOMURO, J. E. Relação "alimento no final de vida": o significado para o familiar cuidador. Dissertação (Mestrado) - UNESP, Botucatu, 2018.

SALDANHA, M. F. Impactos secundários da pandemia de covid-19 na incidência da fragilidade e na ingestão de nutrientes. Dissertação (Mestrado) - UFMG, Belo Horizonte, 2022.

SILVA, T. P. Pacientes em finitude e vias alternativas de alimentação: relato de experiência. Trabalho de Conclusão de Residência - UFU, Uberlândia, 2024.

SILVA, V. F. B. et al. Nutrição e Saúde Mental: O Papel da Alimentação nos Transtornos Depressivos e de Ansiedade. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 5, 2024.

SOARES, D. P. S. Nutrir em fim de vida, quais os benefícios? Trabalho Final (Mestrado em Medicina) - Universidade de Coimbra, 2016.

Downloads

Publicado

27-01-2026

Edição

Seção

CAPÍTULO DE LIVRO

Como Citar

Do Nutriente ao Sentimento: Descomplicando a Dieta no Final da Vida (J. R. Da Silva Costa & A. C. Araújo Araripe , Trads.). (2026). Periodicos Cedigma, 1(1), 19-22. https://doi.org/10.5281/zenodo.18382686

Artigos Semelhantes

11-20 de 53

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.