A importância do vínculo entre médico e comunidade na promoção da saúde familiar
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17552150Resumo
A Estratégia Saúde da Família (ESF) destaca-se como principal modelo de atenção básica no Brasil, buscando promover o cuidado contínuo, humanizado e integrado às necessidades reais da população. Nesse contexto, o vínculo entre médico e comunidade assume papel central, contribuindo para o fortalecimento da confiança, da comunicação e da corresponsabilidade no processo de cuidado. O estabelecimento de um vínculo sólido favorece não apenas a adesão ao tratamento, mas também a prevenção de doenças e a promoção da saúde, considerando os aspectos sociais, culturais e emocionais que influenciam o bem-estar das famílias
Downloads
Referências
BARRETO, Natália et al. EVOLUÇÃO DA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NO BRASIL: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO LONGITUDINAL MÉDICO-PACIENTE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 11, n. 3, p. 361-370, 2025.
DE OLIVEIRA, Priscilla Naves et al. O papel do médico de família na promoção da saúde mental: integração de cuidados e estratégias de intervenção. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 3, p. 2195-2202, 2024.
SANTOS, Raionara Cristina de Araújo; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de. Importância do vínculo entre profissional-usuário na estratégia de saúde da família. Rev. enferm. UFSM, p. 350-359, 2016.
SANTOS, Siegrid Kurzawa Zwiener dos; ROS, Marco Aurélio Da. Ressignificando promoção de saúde em grupos para profissionais da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 2, p. 189-196, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Periodicos Cedigma

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.




