Os desafios da Atenção Primária na promoção da saúde integral
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17480256Resumo
A Atenção Primária à Saúde (APS) é reconhecida como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenha papel essencial na promoção da saúde integral, ao buscar atender o indivíduo em suas dimensões biológica, psicológica e social. No entanto, apesar dos avanços obtidos ao longo dos anos, a APS ainda enfrenta inúmeros desafios que dificultam a efetivação de um cuidado realmente integral e resolutivo.
Downloads
Referências
BUSS, Paulo Marchiori; FERREIRA, José Roberto. Atenção primária e promoção da saúde. BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto Promoção da Saúde. Promoção da Saúde. Brasília, DF: MS, p. 7-14, 2001.
DA COSTA SILVA, Luana Vitória et al. Promoção a saúde e multiprofissionalidade na atenção primária a saúde: Revisão de Literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 5, p. 5608-5618, 2023.
PRADO, Nilia Maria de Brito Lima; SANTOS, Adriano Maia dos. Promoção da saúde na Atenção Primária à Saúde: sistematização de desafios e estratégias intersetoriais. Saúde em Debate, v. 42, p. 379-395, 2018.
PEREIRA, Maria Clara Leal et al. Saúde pública no Brasil: desafios estruturais e necessidades de investimento sustentáveis para a melhoria do sistema. Revista Cedigma, v. 2, n. 3, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Periodicos Cedigma

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.




