Suicídio e automutilação entre jovens: prevenção e educação emocional nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17489161Abstract
O aumento dos casos de suicídio e automutilação entre jovens tem se tornado um grave problema de saúde pública e uma preocupação crescente em todo o mundo. Fatores como pressões sociais, conflitos familiares, bullying, dificuldades emocionais e o impacto das redes sociais contribuem para o adoecimento psíquico de adolescentes e jovens adultos. Nesse contexto, a escola se apresenta como um espaço fundamental para a promoção da saúde mental, por ser um ambiente de convivência, aprendizado e formação integral. A implementação de estratégias de prevenção e programas de educação emocional é essencial para identificar sinais de sofrimento e promover o acolhimento e o diálogo
Downloads
References
ESCOBAR, Amanda de Morais Pinto Ribeiro; ARRUDA, Mariana de Fátima Alves; DE LORENA SOBRINHO, José Eudes. Estratégias de prevenção do suicídio e da autolesão voltadas para adolescentes em ambientes escolares: uma revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e0411326157-e0411326157, 2022.
GARCIA, Marcos Roberto Vieira. Políticas de prevenção ao suicídio no Brasil e seu impacto sobre as escolas. Práxis Educacional, v. 15, n. 36, p. 43-60, 2019.
JESUS, Francineide Pereira de; PINO, José Claudio Del; BREDEMEIER, Juliana. Automutilação sem ideação suicida de estudantes adolescentes: limites, desafios e possibilidades de ações preventivas para professores no contexto escolar. Educação UFSM, v. 48, 2023.
MAGALHÃES, Gleycielle Silva; LMCM, Carrasco. Plano piloto de prevenção ao comportamento suicida e automutilação na adolescência: análise documental de uma ação proposta pela Secretaria Municipal de Palmas/TO. Saúde em foco: temas contemporâneos, v. 3, p. 507-26, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Periodicos Cedigma

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.




